O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária do Banco Central, para substituir Roberto Campos Neto no comando da instituição. Campos Neto concluirá seu mandato no final deste ano.
A indicação de Galípolo não surpreendeu os investidores. Após o anúncio feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Ibovespa subiu para mais de 137 mil pontos, mas logo voltou a 136 mil pontos, um nível que tem tentado manter desde o início das negociações. O dólar à vista continuou em alta, operando em torno de R$ 5,54, uma tendência observada antes do anúncio.
Haddad confirmou a indicação de Galípolo ao Senado Federal e destacou que a oficialização é um passo importante. Galípolo expressou sua honra e responsabilidade ao receber a indicação, afirmando que é um prazer e uma grande responsabilidade ser considerado para o cargo.
Para assumir oficialmente, Galípolo ainda precisa ser sabatinado pelo Senado, mas especialistas acreditam que ele não enfrentará grandes dificuldades, já que há cerca de um ano ele já havia sido examinado pelos senadores para o cargo de diretor do BC.